A você que me lê

Versos editados
Em espaço enfeitado.
Expor minhas ideias
É um pouco arriscado.
Por isso, a você
Que me lê, um aviso:
CUIDADO!!!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Peso do mundo (8:40)

   Aos 21 anos de idade ele sentia o peso do mundo em suas costas. Tinha chegado à conclusão: "Você é mesmo muito precoce." Ouviu isso com frequência; a avó, os tios, professores, a moça da biblioteca. Não parecia_ rosto limpo, nem barba na cara tinha!_ e quase sempre era 2, 3, 5 anos mais novo. A cabeça, porém, o contrário: quando criança, preferia livros a brinquedos, quase não saía, era estranhamente magro.
   É claro: o peso nas costas. 21 anos. Precoce. Era uma palavra estranha: parecia coçar uma ferida que ainda não chegou. O peso do mundo.
   O que seria o mundo? Família? Emprego? Horário, ônibus, responsabilidade? É preciso fazer isso, fazer aquilo, cumprir, realizar, tomar cuidado. Se proteger. Afinal como se proteger? Se via como um soldado,  só contra um exército inteiro. O peso do mundo é muito injusto.
   Decidiu usar um relógio. Estava parado. Que se dane, estar parado! Era melhor assim. Para ele era sempre 8:40. Um dia, esperando interminavelmente um ônibus, lhe surpreendeu uma moça lhe perguntar as horas. " No meu relógio, 8:40." Ela estranhou, "mas o sol já está a pino! Deve ser meio- dia."
_Bom, no meu relógio é 8:40 desde que acordei.
  Dito a frase, chegou o ônibus, ele entrou, pagou a passagem e sentou num banco. Era preciso pensar, antes de tudo. A vida andava parada, 8:40. Não, não devia olhar por esse lado. Sempre havia um ângulo em que nunca olhamos, ouvira essa frase recentemente. Ou havia lido? Não importa. A vida merecia um novo ângulo, uma nova perspectiva. Perspectiva. Certamente um palavrão, mas fazia sentido. Sendo ainda 8:40, poderia fazer o que não se permitia. Havia tanto a ler, tantos cd' s a ouvir, tanto a haver ainda!
   Adormeceu no ônibus, enfim, com um sorriso. "São 8:40..."

                                                                       /º\/º\/º\

   Sentada no ponto, vendo o sol a pino, e sem saber as horas, esperava a moça. Tinha 25 anos e, pela primeira vez, sentiu o peso do mundo nas costas.

Um comentário:

  1. Uma breve biografia meu caro... o peso de um quarto de século as 8:40hs.

    ResponderExcluir