A você que me lê

Versos editados
Em espaço enfeitado.
Expor minhas ideias
É um pouco arriscado.
Por isso, a você
Que me lê, um aviso:
CUIDADO!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

"Filhos da pátria"?

       Durante os muitos anos de História tem se percebido algo intrigante: o mundo passa por várias mudanças. Mudanças hidrográficas, climáticas; a sociedade também muda: muda a política, a economia e muito mais. Mas na maioria das vezes a juventude é quem puxa tais mudanças.A título de exemplo: a juventude que lutou contra a ditadura, a juventude quem lutou pela mudança das eleições("diretas já!") e a juventude quem lutou (e luta até hoje) por mudanças, como o meio passe.
       Mas hoje a juventude mudou, e para pior. A cultura brasileira, tão rica, tão nossa, vem se perdendo para as consequências da globalização. A identidade brasileira, que lutamos tanto tempo para conseguir, está sendo substituída pelo 'american wear of life' . Grande parcela de culpa é da juventude, que rejeita a literatura, a música, os filmes brasileiros. Exemplo irrefutável:  perguntem se nossos jovens já leram algum livro de Fernando Sabino, Rubem Alves, Machado de Assis? "Nunca ouvi falar".... Agora inverta os autores. Perguntem se já leram as coleções do Harry Poter, Crepúsculo e os livros do Dan Brown? "CLAROOOOOOO!!!!!!" e daí começa um longo resumo de todos os livros lidos uma centena de vezes. Perguntem se eles ouvem música brasileira de qualidade (não vale NX, Fresno, nem 'Claudinha' Leite). Nem adianta tentar responder, já sabemos a resposta. Vemos cultura americana nas roupas, nos penteados, até na comida!
        Às vezes observamos nossos pais dizer: "essa juventude está perdida".... e muitas vezes eles tem razão. Na época deles, onde tudo era mais difícil, ser brasileiro era um orgulho. Hoje é antiquado. Por pior que seja  a realidade, resta uma pergunta: são esses os "filhos da pátria", tão aclamados pelo hino nacional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário